TROPA DE ELITE 2 – Drama, Brasil 2010 – 116 minutos. Wagner Moura retoma o personagem mais marcante de sua carreira, o capitão Nascimento, na seqüência de Tropa de Elite, filme também dirigido por José Padilha, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlin, 2008. Nascimento, dez anos mais velho, cresce na carreira: passa a ser comandante geral do BOPE, e depois Sub Secretário de Inteligência. Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, mas não percebe que ao fazê-lo, está ajudando aos seus verdadeiros inimigos: policiais e políticos corruptos, com interesses eleitoreiros. Agora, os inimigos de Nascimento, são bem mais perigosos.
Essa é sinopse do Tropa de Elite 2, tão polêmico quanto o primeiro, mas engana-se quem pensa que o filme é uma mera continuação. E sem essa de dizer que este é melhor que o anterior, não cabe uma comparação, afinal  são muito diferentes. Como afirma o próprio chavão do filme “ o inimigo a gora é outro” . Muito mais denso e bem executado em todos os aspectos, longa é mais sério e realista, apoiado num roteiro eficiente e trama bem amarrada.

“Apesar das possíveis coincidências com a realidade, esta é uma obra de ficção”, diz o letreiro que antecede o filme. Se o lançamento fosse um mês atrás, antes das eleições,  o burburinho talvez fosse ainda maior, podendo até mudar o resultado das urnas, principalmente no Rio. O filme é mais corajoso, pois critica o sistema, a sociedade, a polícia, a política e o governo, de uma forma muito mais dura que o primeiro dando um tapa na cara de quem assiste.
Wagner Moura como Capitão Nascimento arrasa. Nessa história já não o encontramos como o heroísmo do primeiro, conhecemos um lado diferente do personagem.  A atuação de todo elenco é muito boa, André Mattos como político corrupto é hilariante e traz com ele alguns alívios cômicos, que funcionam perfeitamente dentro da narrativa tensa do filme.  Zé Padilha, o mesmo diretor do documentário Ônibus 174, tem se mostrado um dos melhores cineastas brasileiros da atualidade.
Tropa de Elite 2 se revelou um fenômeno de bilheteria, com sessões esgotadas antes mesmo do seu lançamento. Está em cartaz em 661 salas em todo país, sendo o filme brasileiro com a maior distribuição de  todos os tempos e já acumula mais de 2,4 milhões de espectadores.
Vale a muito a pena!